Bancários de Campo Grande protestam contra reestruturação do Bradesco
Na manhã desta quarta-feira (03), bancários de Campo Grande protestaram contra a reestruturação do Bradesco, que está causando fechamento de agências e demissões. Organizado pelo Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região (SEEBCG-MS), o protesto ocorreu na agência da rua 13 de Maio com a Cândido Mariano.
Apesar do lucro recorde de R$ 16,3 bilhões em 2023, o Bradesco segue com reestruturações prejudicando trabalhadores e clientes. O sindicato destacou os impactos negativos e realizou uma performance teatral simbolizando as demissões.
José dos Santos Brito, secretário de finanças do SEEBCG-MS, criticou a falta de diálogo do banco com o movimento sindical, resultando em adoecimento e sobrecarga de trabalho. Ele enfatizou a importância das manifestações em defesa dos direitos dos trabalhadores.
Entre 2019 e 2023, o Bradesco fechou 1.783 agências e 703 postos de atendimento, reduzindo o número de funcionários de 99.156 para 85.634, enquanto aumentava a base de clientes. Em 2024, a relação é de 974 clientes por bancário.
A ação faz parte da Campanha Nacional dos Bancários 2024, com o slogan “A sua luta nos conecta”, visando melhores condições de trabalho e manutenção de direitos. Vicente Cleber Aires Rodrigues, secretário geral do sindicato, chamou a categoria para participar das assembleias e manifestações futuras.